quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Alonso e Dennis se desentendem

Foi divulgado no site da oficial da FIA a transcrição dos julgamentos realizados no Conselho Mundial, o primeiro, que acabou em pizza, e o último, que terminou com a perda de todos os pontos conquistados pela McLaren na temporada.
No entanto, o mais curioso de tudo são as palavras de Ron Dennis reconhecendo que seu relacionamento com Alonso anda extremamente abalado, o que reforça os boatos sobre sua saída da McLaren e uma possível transferência para a Renault.
Seguem algumas declarações do chefe da McLaren naquelas ocasiões.
"Nós não nos falamos direito. Desde a Hungria, não tivemos nenhuma conversa. Primeiro, nosso relacionamento sempre foi extremamente frio. Na cabeça de Fernando, há uma forte crença de que nossa política, em que cada piloto recebe tratamento igual, em relação aos pilotos não reflete sua condição de campeão mundial. Ele acha que sua experiência e conhecimento que ele trouxe de outro time são tamanhos que ele deveria receber alguma vantagem".
Ron também esclareceu o episódio em que o bicampeão revelou os e-mails que havia trocado para obter dados sigilosos da Ferrari.
"Sobre a passagem de material, ele fez uma referência específica aos e-mails de um engenheiro da McLaren. Quando ele terminou a afirmação, eu disse: 'Chega!'. Saí da sala, trouxe Whitmarsh, e Fernando repetiu tudo, na frente de seu manager. Quando ele terminou, virei para Martin Whitmarsh e perguntei o que deveríamos fazer. Martin falou que deveríamos contar tudo para Max (Mosley). Depois que Martin e Fernando saíram, foi o que eu fiz. Contei de novo toda a história. Estava muito nervoso, e Max me acalmou".
Porém, depois da corrida de Hungaroring, eles se dispuseram a superar os conflitos.
"Fernando se dirigiu a mim. Havia acabado em terceiro. Se desculpou por seu comportamento impulsivo e eu atribui o acaloramento do momento ao fato de que ele estava bastante aborrecido. O assunto acabou ali, até que 26 dias mais tarde os pilotos receberam a carta. Desconheço o que se passou nesse meio tempo. Não sei o que ocorreu para que tudo acabasse se tornando de domínio público".
Quando perguntando sobre Alonso durante a audiência, ele explicou que havia pedido ao piloto para comparecesse ao Conselho, no entanto o asturiano escolheu se ausentar, apenas Hamilton e de la Rosa estiveram presente na reunião do dia 13.
"Ele não veio porque não quis. Ele não quer falar muito com ninguém. Ele é muito solitário por ser um piloto. Não está aqui por escolha dele. Além disso, ele disse que tinha outras coisas para fazer por causa de acordos prévios. Não posso obrigá-lo a vir".
Fica claro, portanto, que Dennis e Alonso estão longe se serem grandes amigos, mas é importante reconhecer que o Ron mantém sua posição de imparcialidade no comando da equipe, envitando oferecer qualquer tipo de benefício ao Hamilton, apesar do relacionamento instável com o espanhol. Mais do que ninguém, o chefe da McLaren zela por uma temporada decidida nas pistas, o que corresponde a um procedimento louvável diante de tudo o que aconteceu neste ano, quando sua escuderia esteve a um passo de ser excluída desta e das próxima temporada.
As transcrições também revelaram o apelo salvador do advogado Ian Mill, que implorou ao júri por uma pena que não chegasse à tão temida exclusão. "Vocês vão destruir a McLaren se fizerem isso!", argumentou comoventemente.

3 comentários:

Anônimo disse...

DEmorou para o inglês e o espanhol mostrarem que um estava descontente com o outro. Isso só aumento os rumores para oi ano que vem.

Marcos Antonio disse...

a situação é insustentável para o Alonso continuar na McLaren,devida todas as circustâncias.E a Renault,que iria anunciar Nelsinho e kovalainen após o gp de Monza,pelo visto...

Blog F1 Grand Prix disse...

Pela primeira vez, vejo o Alonso numa situação realmente difícil na McLaren. Antes eu duvidava que o espanhol pudesse sair da equipe no fim do ano. Agora, não vai ser mais nenhuma surpresa para mim...

Grande abraço!