sábado, 15 de setembro de 2007

A dobradinha que faltava

A Ferrari escondeu o jogo andando pesado nos treinos de sexta, mas na sessão classificatória mostrou todo o potencial que tinha para conquistar sua primeira dobradinha da temporada, com Raikkonen e Massa alinhando na primeira fila e apenas 17 milésimos separando os dois.
Em terceiro aparece Fernando Alonso, enquanto Lewis Hamilton ficou mais atrás, a 0.412s do pole e a 0.315s de seu companheiro de equipe.
A última parte do treino, conhecida como super pole, foi marcada por muitos erros entre os principais pilotos do grid. Massa confessou ter dado uma travadinha na última curva de sua volta mais importante, Raikkonen não foi tão constante quanto pareceu, Hamilton também teve suas falhas, mas ninguém chegou ao ponto de rodar como Fernando Alonso. O espanhol escapou na curva Rivage, girou na grama e ainda conseguiu se recuperar para abrir uma nova volta. Por muito pouco não atolou na brita.
Mas isso tudo faz parte do desafio de guiar no limite numa pista tão longa e seletiva quanto a de Spa-Francorchamps. Vantagem de quem erra menos.
O 5º do grid seria Robert Kubica, no entanto o polonês enfrentou problemas de motor no treino da manhã, o que o obrigou a trocar o propulsor. Com a penalidade, terá de largar em 15º.
Nico Rosberg conseguiu mais um bom resultado alinhando sua Williams à frente da BMW de Nick Heidfeld. Na sequência, o leão de treinos Mark Webber abre a quarta fila, ao lado de Jarno Trulli, que novamente superou o companheiro Ralf Schumacher, 11º. Heikki Kovalainen ficou em 9º, logo à frente de Giancarlo Fisichella, que fecha o grupo dos dez mais bem colocados, embora não tenha se classificado para o Q3.
Coulthard não passou de 12º, enquanto Jenson Button deve ter extraído tudo da Honda para conquistar a 13ª posição. O inglês vem andando melhor que o Barrichello durante todo o fim de semana e no qualifying não foi diferente. Reclamando do carro, Rubens terá de largar em 18º, uma vez que não chegou sequer a se classificar para a segunda parte do treino.
Quem surpreendeu foi Vitantonio Liuzzi, ao conquistar o 14º melhor posto do grid. Somente na 15ª colocação surge Robert Kubica, que terá de fazer uma corrida de recuperação se estiver pensando em pontuar na prova.
Alexander Wurz continua com seu desempenho pífio durante a classificação. Saindo 11 posições atrás de seu companheiro de equipe, Alex corre sério risco de ser ultrapassado por Nico na tabela do campeonato após a corrida de domingo. Outro que não consegue andar melhor que o parceiro é o novato Sebastian Vettel, 17º.
Os problemas enfrentados com os patrocinadores já começam a refletir no desempenho da Super Aguri. Sato largará em 19º e Davidson sai de 21º. Entre eles, situa-se o alemão Adrian Sutil, enquanto Sakon Yamamoto, pra variar, foi o pior do dia.
A corrida amanhã pode ser boa, vide Massa e Hamilton ensaiando uma briguinha no treino de hoje logo no início da super pole. Em busca de pista livre pela frente, o brasileiro ultrapassou o inglês no primeiro setor da pista, onde a Ferrari parece ter o melhor ritmo. No fim da reta, quando foram contornar a curva, Lewis perdeu pressão aerodinâmica e deu uma pisadinha na grama. O fato é que o traçado permite ultrapassagens mas deve-se ter bastante cuidado com o fluxo de ar recebido pelo carro da frente, não vale a pena andar muito colado no adversário nas curvas de média velocidade do circuito.
A largada acontece às 9h de Brasília. Vale lembrar que, daqui pra frente, a McLaren não sobe ao pódio para recebeu o troféu de construtores se vencer a corrida, mas ao que tudo indica, vai dar Ferrari desta vez. As estratégias dos pilotos não são fáceis de advinhar, porque eles cometeram muitos erros no momento da disputa pela pole. Kimi aparenta estar mais leve, e essa possibilidade dá relativa chance de vitória ao Massa. Hamilton talvez pare depois de Alonso, o que explicaria um tempo tão acima do de seu companheiro, que por sua vez virou apenas 0.097s mais lento que o Kimi.
A questão é que agora as brigas vão ficando cada vez mais pessoais. É Raikkonen contra Massa e Hamilton contra Alonso. A dupla da Ferrari decide quem é o melhor dentro da equipe, e a da McLaren corre atrás do título. São somente quatro corridas que restam para a decisão dos duelos internos, e a primeira delas promete ser das boas, principalmente se chover, o que ocorre com certa frequência naquela região. Mas se a aguá não vier, ainda podemos esperar um bom espetáculo em pista seca também, afinal estamos em Spa.
Edit: Giancarlo Fisichella resolveu fazer companhia ao Robert Kubica e também trocou de motor. No entanto, como a troca do italiano foi feita após a classificação, ele não perde somente 10 posições, e sim todas as possíveis. Em outras palavras, larga em último. O lado bom é que poderá se divertir bastante ultrapassando carrinhos indefesos, tipo o Yamamoto, o do Vettel, o Barrichello...

4 comentários:

Schuey2007 disse...

Realmente é a dobradinha que faltava.

Aposto no Kimi para a vitória e no Alonso para o segundo.

Massa e Hamilton vão batalhar entre si (Hamilton parece mais pesado).

Abraço

Anônimo disse...

Kimmi fez umbom trbalho ontem e hoje.

kimi_cris disse...

Isto promete um G.P. Belgica fantastico.

Blog F1 Grand Prix disse...

E eu vou errar meu palpite. De novo!!!

Incrível, cara. É só na Fórmula 1. A não ser que o Alonso faça uma mágina amanhã, continuo com 0% de aproveitamento...

Grande abraço!