domingo, 29 de julho de 2007

Dia trágico

Foi o amigo blogueiro Speeder quem postou a história completa deste dia lamentável na F-1.
Há exatos 34 anos morria o inglês Roger Williamson, após sofrer uma batida no guard-rail e ser arrastado no asfalto de Zandvoort até parar no outro lado da pista.
Seu amigo David Purley abandona seu carro e corre em direção ao March em chamas do companheiro. Ele tenta de todas as formas salvar Roger, mas suas tentativas, infelizmente, não surtiram efeito.
David Purley ainda havia pedido ajuda aos comissários de pista, que lhe negaram o auxílio, imaginando que o carro envolto pela labareda era o do próprio Purley, ou seja, acreditavam que não tinha ninguém a bordo, e assistiam passivelmente a cena em que Williamson ardia debaixo das chamas, para o desespero de David.
Não era uma morte impossível de ser evitada, mas ela ocorreu. A foto mostra o desconsolo de Purley, impotente e fragilizado com a tragédia que passava bem diante dos seus olhos, sem poder fazer mais nada para impedir o pior. Quando o incêndio foi apagado, não restava mais esperanças. Williamson estava morto.
O britânico, posteriormente, seria condecorado pela rainha da Inglaterra com a George Medal, pelo ato de bravura que demonstrou no triste incidente do GP da Holanda, que jamais será esquecido na história do automobilismo mundial.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só consigo definir Purley com uma palavra: -Herói!!!

Excelente lembrança de vocês dois...

Blog F1 Grand Prix disse...

Coisas do automobilismo daquela época. O acidente acontece, um piloto ainda pára em ajuda, mas a corrida continua. Infelizmente, a Fórmula 1 - e o mundo, em geral - só parecem evoluir com as lições de tragédias.

Rogério Magalhães disse...

É, na questão de segurança, realmente a F-1 avançou muito... imagina, um acidente dessa magnitude e os caras sentando a bota, ninguém parou a corrida, mesmo com todo aquele fumaceiro, carros na pista, gente atravessando... fora a ajuda que levou "uma semana" para chegar...