Os novos fatos descobertos comprometeram ainda mais a situação da Mclaren no escândalo da espionagem. A troca de informações entre os membros das equipes mais fortes do mundial começou muito mais cedo do que se imaginava. Para ser mais exato, tudo teve início antes mesmo de a temporada de 2007 começar.
Você se lembra do assoalho ilegal supostamente utilizado pela Ferrari na primeira corrida do ano? Pois bem. Ao que parece, não havia possibilidade de a McLaren descobrir o uso desse artifício, a menos que um funcionário interno da escuderia italiana revelasse o segredo ao time rival. E foi justamente o que aconteceu.
Em março, às vésperas do GP da Austrália, Nigel Stepney enviou um e-mail para Mike Coughlan esclarecendo o funcionamento do sistema. Ao tomar conhecimento da situação, Ron Dennis denunciou a fraude, e assim a FIA tornou os testes mais rigorosos já para a próxima etapa do mundial, o GP da Malásia, onde a Ferrari apresentou um rendimento muito inferior ao de Melbourne, que se explica pela abolição do recurso ilícito.
Quanto à cópia das 780 páginas dos documentos ferraristas, ficou comprovado que Mike Coughlan disse a verdade quando afirmou ter passado a informação para outros membros da McLaren além de Jonathan Neale. E o pior: dentre eles estava Martin Whitmarsh, o segundo homem mais poderoso da hierarquia de Woking, abaixo apenas de Ron Dennis. Como consequência, a equipe optou por afastar Whitmarsh, juntamente com diretor de engenharia, Paddy Lowe, que também sabia de tudo.
Todos eles teriam aconselhado Coughlan a se desfazer dos papéis. Mas o fato é que a McLaren negou com veemência, no início deste mês, que nenhum outro membro da escuderia havia tomado conhecimento sobre o dossiê. Portanto, fica evidente o equívoco na declaração da equipe, o que compromete sua posição no caso, já que a reunião do time com o Conselho Mundial de Esporte a Motor está marcado para o próximo dia 26.
E pensar que tudo começou com um pozinho inocente...
Bem, neste último episódio foi esclarecido como a McLaren descobriu o funcionamento do assoalho da Ferrari e também tivemos mais dois afastamentos por parte da escuderia britânica, dentre eles a segunda maior autoridade do time. Prepare a pipoca para o capítulo seguinte, que pode vir a qualquer momento, com Ron Dennis com a corda no pescoço e o bicho pegando em Woking, já que ninguém mais duvida que venha punição pela frente. Isso sem falar no Stepney prometendo falar tudo o que sabe, e aí pode sobrar até para a Ferrari. Enfim, de agora em diante, tudo pode acontecer. E seja o que Deus quiser.
4 comentários:
E o assoalho móvel da BMW, que também foi alvo de denúncias?
Não esquecer que um engenheiro da BMW acaba de se transferir para a Honda, o suposto destino de Nigel e Mike.
Agatha Christie perde!
No início, achei que essa história não daria em nada, mas ela se torna mais imprevisível a cada dia que passa. Não duvido de mais nada agora...
Sem contar que vi hoje no Blig do Gomes que o Schummy andou dizendo que sabe de algumas traquinagens do Stepney... tem mais cenas nessa novela que está ficando cada vez mais interessante... isso sim que é enredo de primeira, minha singela novelinha lusa não chega nem na unha encravada, hahahahaha...
Tô achando que a McLaren vai sifu nessa história toda...
Ótimas informações, Felipe! Continue publicando todas as novidades sobre o caso, pois são importantes para todos nós, seus leitores, que gostamos da F1.
Abraços e bom GP da Europa!
Postar um comentário