terça-feira, 10 de julho de 2007

Vai que é tua, Galvão!

Ao contrário do que geralmente ocorre, o narrador não começou o fim de semana fazendo feio. Temos que reconhecer que Galvão resumiu muito bem a polêmica envolvendo Ferrari e McLaren, mas era justamente quando o assunto estava chegando perto do fim que ele inventou uma bobagem pra dizer.
O locutor vira-se para o Burti e solta a inteligente pergunta: "Quando você olhava para o Nigel Stepney, você via um chefe dos mecânicos, um James Bond ou um ladrão de quinta categoria?" O comentarista evidentemente se esquivou da indagação e tratou de responder outra coisa.
Até agora ninguém sabe ao certo quantas fotos apareciam nos carros da Red Bull. No Sportv falava-se em 40 mil; na Internet, 30 mil; e a voz da Globo escolheu outro número: "Aí tem 20 mil fotos em cada carro". Façam suas apostas, quem aí leva fé nas palavras do Galvão?
Comentando sobre a nacionalidade de Nico Rosberg, o narrador passava a informação certa e da forma correta, mas por alguma razão resolveu fazer uma espécie de contra-correção, assassinando, assim, a concordância: "Ele é filho de mãe alemã... Ele é filho de mãe alemão". Que trapalhada! Não levem nada disso a sério, senão chegaremos à conclusão de que Keke não é o pai do Nico, que por sua vez foi criado por um casal de lésbicas. Um absurdo isso...
Naquele momento que ele ficou tentando descobrir o jogador que estava nos boxes, ficou até difícil de copiar, de tanto que encheu nossos ouvidos descrevendo o cara, e o Reginaldo ali fingindo que entendia de futebol mas também não lembrava, coitado. "Estava vendo aquele jogador italiano, bom jogador, jogou na Itália..." e que mais num-sei-o-quê, e que mais num-sei-o-quê-lá. Acabou pedindo arrego: "Me ajuda aí, Carlos Gil!", e o Carlos Gil tava esse tempo todo com o nome do sujeito na ponta da língua, deve ter feito mistério pra sacanear o Galvão, só pode.
Essa é no melhor estilo Galvão. Após a primeira - e penúltima - rodada de voltas rápidas da super pole, Massa virou melhor que o Raikkonen. E dá-lhe ufanismo: "Na hora de acelerar mesmo, na hora do pé pesado, na hora de, em 1min20, respirar 3 vezes, Felipe anda mais que o Kimi!" Pronto, só foi falar e as posições se inverteram na sequência. Ninguém merece.
Conversando com Jorge Pezzolo antes de publicar o post, o amigo lembrou de duas pérolas galvanianas que faltaram em minha lista. A primeira aconteceu no qualifying, quando o trio globuloso afirmava que o Rubinho teria vencido naquela pista em 2004, com uma ultrapassagem sobre Hakkinen no final. Na verdade, foi em 2003, passando o Kimi Raikkonen. Mas tirando isso, a informação estava perfeita.
Depois que a pole já estava assegurada, o locutor faz sua última graça do treino: "Tá aí Anthony Davids... Antony Hamilton, o pai de Lewis Hamilton".
No domingo ele começou mais cedo. Após a volta dos comerciais, aparecia o gráfico do grid, porém ele já estava descendo para mostrar a segunda parte da classificação. E lá vem o cidadão:
"Bem, amigos da Rede Globo! Voltamos em definitivo. Você vai acompanhando aí as principais posições". "Principais"? Quais? Décimo, décimo primeiro, décimo segundo, décimo terceiro...? Sem querer desmerecer quem largou por aí, é claro.
Também tivemos um pequeno deslize quantos aos números: "Pra quem não acompanhou o treino ontem, o carro da RBR tem 200... 20 mil fotos". Esse erro é perdoável, diga-se. Afinal, vem coisa muito pior pela frente.
Quando o Massa passava pela curva 1, um convicto Galvão afirmou: "Aí é muito perigoso. Foi onde Schumacher quebrou a perna". [Pausa para lamentações] Só faltava essa, querer quebrar a perna do Schumacher em outro lugar.
A segunda frase captada pelo blogueiro Pezzolo foi um espetáculo. "Quando chove, só tem um jeito de permanecer na pista. Você anda no mais claro... ou mais no escuro? Não! É mais no claro. Das duas, uma. A diferença está na tonalidade, ou uma ou outra". Sábias palavras.
Antes da primeira parada de boxes: "Embora, Raikkonen! Ataca de qualquer jeito, bota por dentro!". Deu a louca no Galvão! O cara tá torcendo a favor do Kimi e contra o Hamilton! Vai entender...
O Massa saía dos boxes, Kubica e uma Williams passaram sua frente e lá atrás vinha Nick Heidfeld. O narrador global fala de forma tristonha que as duas BMWs se posicionaram na frente do Felipe. Quando percebe o erro, ao invés de admiti-lo, tenta justificar através de cômicas palavras: "Isso foi, digamos assim, uma falha visual". Sandálias da humildade pra ele!
Já criticaram o Galvão de várias formas, mas tem coisa que ninguém jamais desconfiou. Enquanto o polonês da BMW segurava o Massa nas voltas finais, saiu a dupla frase metrossexual do narrador: "Que belo piloto, esse Kubitça! Que belo piloto, esse Kubitça!" Ô... Belíssimo... Um verdadeiro galã de Hollywood.
E as ironias pra cima da transmissão? "A geração é da FOM, e a FOM é inglesa. E aí vem o inglês e o escocês. E a briga pegando lá na frente. E aí vem o inglês e o escocês. E o Felipe Massa brigando lá na frente. E aí vem o inglês e o escocês". Graaaaaande Galvãããããão!
Fim de corrida. Hora de ver como ficou a classificação, mas vê se fala devagar pra não se atrapalhar, hein.
"Hamilton setenta pontos Alonso cinquenta e oito Heidfeld cinquenta e dois Massa cinquenta e um". Eu disse pra falar devagar...
Acho que todos estavam torcendo para a corrida acabar logo, ninguém aguentava mais aquele negócio de passar replay, e passar o replay do replay... Mas antes de fazê-lo, o locutor ainda informou: "São 4 voltas com 14 ultrapassagens. Pode não ser o numero exato mas que é perto disso, é".
E pra terminar, o Galvão tem um recadinho pra te dar: "Pra você que tá acostumado a ver futebol na quarta, vê na terça; e pra você que tá acostumado a ver 'A diarista' na terça, vê na quarta. Tudo bem? Fechado? Valeu".

10 comentários:

Rogério Magalhães disse...

Cara, domingo eu consegui ver a corrida na casa da minha prima em Londrina antes de ir pro autódromo. E logo lembrei da sua coluna das "galvanadas"...

Escapou uma aí que eu não agüentei na hora, pensei que se você não percebesse, eu ia falar. Logo no começo da prova, primeiras voltas, estão lá as duas Renault, claramente sabendo que Kovalainen em quinto e Fisichella em sexto. De repente, a tv mostra o Kovalainen em sexto e aí vem o replay mostrando a ultrapassagem (estranha por sinal, o Koveiro lento e o Fisichella passando como um foguete, até achei coisa mandada). E o que nosso Galvão diz? "Olha lá o Kovalainen passando o Fisichella, ih, rapaz, o Físico está lento, deve estar com algum problema"... e isso porque no mesmo instante, os caracteres da transmissão indicam os dois pilotos certinho, claramente. E, como se sabe, Físico foi até o final sem problema algum...

Essa do ponto do acidente do Schummy eu lembro, pensei "isso lá é coisa de se lembrar"...

Mas lá no autódromo, a diversão foi com o novo mantra da Grã Ordem Galvanista: "um inglês e um escocês... um um inglês e um escocês... um inglês e um escocês..."

E a zica dele para cima de Felipe não pára... secou tanto no treino que, na última volta, o Massa errou no terceiro trecho... e depois aquele apagão... e tava um saco aquela coisa de querer ver toda hora as tais ultrapassagens... coisa mais óbvia!

Pezzolo disse...

ahahaha ótimo. só discordo de vc quanto a vitória de barrichello em 2003. A informação foi longe de ser perfeita, porque além da barberagem de errar o ano da vitória do Rubens, ainda colocaram Mika Hakkinen correndo em 2004! E ele saiu em 2001!

Pezzolo disse...

vou botar um link lá no plog

Pouco de mim disse...

mais do ingles e escoces foi otimo pensei que o disco tinha arranhado..hehehe
e mais aquela do hakkinen foi mal viu. O cara tava em 2004 de perna pro ar, tomando umas por ai, ai vem o doido dizer que o rubens ganhou dele em 2004.
e o tanto de replay das ultrapassagens de massa, agora imagina se tivesse vencido, ai teria o replay da corrida toda..hauhaua
dai-lhe galvão, sei la ele erra mais msm assim prefiro ele, pelo menos eu rio durante a transmissao.hehe

Blog F1 Grand Prix disse...

a do inglês e do escocês foi a melhor.

Se bem que o Reginaldo e o Burti errando o ano da vitória do Rubihno e colocando o Hakkinen no meio foi demais também...

Mas considerando o padrão, até que o Galvão foi bem eheheheh

Unknown disse...

Eu já estou resignada com essa suposta falha visual, mas acho que podem pintar a Williams de rosa e a BMW de verde que o Galvão vai trocar uma pela outra e o Regiai chamar as duas de brabham...

Anônimo disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaaah, essa do futebol foi uma das piores, aff.. num aguentava mais!!

Unknown disse...

"Isso foi, digamos assim, uma falha visual". Isso foi triste de escutar.

Anônimo disse...

Cara mais uma vez você foi perfeito... To por ai...Abraços.
Groo
Ps...já mandei os cds tá...deve chegar até sexta feira...

Anônimo disse...

Só achei o Galvão torcendo (secando) muito contra o Hamilton.. diversas frases durante a transmissão me incomodaram.. rsrsr. Sai Galvão!!

http://desafiof1.blig.ig.com.br