quarta-feira, 25 de julho de 2007

Quebra-pau na Toro Rosso

O americano Scott Speed abriu a boca e falou tudo o que tinha pra falar. Inclusive que não está mais disposto a continuar na equipe.
Tudo começou quando Scott entrou nos pits em 6º lugar para trocar os pneus mas a equipe demorou meio minuto para realizar o trabalho. O mesmo havia acontecido com seu companheiro Liuzzi, que vinha logo atrás.
Mais tarde Speed escaparia na curva 1, juntamente com vários outros pilotos. O americano abandonou a prova e voltou irritado ao pit lane, onde encontrou seu chefe igualmente impaciente naquele momento.
"Todos os que estavam atrás do Button fizeram a mesma coisa, incluindo Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Ele (Tost) ficou furioso por eu ter batido. Quando lhe perguntei sobre a parada nos boxes, ele disse 'não interessa porque você bateu' e não queria ouvir nenhuma crítica pelo que o time fez. Ele tentou me culpar pelo pit-stop".
O californiano partiu em direção aos boxes e acabou sendo surpreendido com a agressão de Tost.
"Ele me alcançou e me acertou no meio das costas com o punho fechado. Todos na equipe viram isso. Depois ele me seguiu atrás das divisórias dos pits. Ele me agarrou pela frente em minha camiseta, me empurrou e me prensou na parede. E após isso, minha única reação foi voltar para o meio da garagem e perguntar para ele se queria me bater na frente de todos".
"Eu estava muito nervoso. Fui para a mureta e queria contar para todo mundo que aquilo tinha acontecido. Então olhei para o diretor da equipe, o diretor-técnico e para Gerhard Berger e contei a eles que, se meu chefe encostasse em mim novamente, eu iria bater nele. Eles disseram 'ok, vamos acalmar a situação'. Eu disse 'beleza', e fui para meu quarto no motorhome e fiquei lá até o fim da corrida. Daí, Gerhard e Franz apareceram. Franz estava mais calmo e passou 15 minutos se desculpando por seu comportamento".
Ele também afirmou seu descontentamento não só com Franz Tost como também com o Berger, que ultimamente vem mostrando interesse em ter Bordais e Vettel nos cockpits titulares do próximo ano.
"Ficou bem claro que eles têm uma expectativa diferente do que pensam que é possível fazer com os carros, e eles vão continuar apontando o dedo para nós, pilotos, até que eles consigam a mudança que querem".
O americano mostrou sua preocupação apenas com o duradouro contrato que possui com a empresa da Red Bull.
"Está na cara que Franz Tost e Gerhard Berger têm mostrado a mesma desonestidade para a mídia, e fico preocupado que isso possa arruinar meu relacionamento com a Red Bull. A Red Bull tem sido incrível para mim, acho que a se gente se encaixa muito bem, e é uma pena deixar que essas duas pessoas arruínem tudo".
Por fim, foi incisivo em dizer se há alguma possibilidade de continuar na Toro Rosso.
"Ninguém poderia me pagar o bastante para correr por estas duas pessoas novamente. Se fosse em uma equipe diferente, seria ótimo, mas eu quero continuar fazendo algo com a Red Bull, mesmo fora da F-1".
E assim deve terminar a relação entre a equipe e o piloto americano. Sem demonstrar qualquer vontade de permanecer na escuderia, Speed deve se retirar da Fórmula 1, a menos que o time A lhe ofereça o cargo de piloto de testes, o que não é muito provável. Para o GP da Hungria, a Toro deve anunciar um outro competidor para fazer companhia ao Liuzzi. Speed na Toro Rosso nunca mais.

1 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Speed não é tão ruim quanto alguns dizem. Mas, ao entrar para a Toro, estragou sua carreira, assim como Liuzzi.

Se eu fosse ele, tentava recomeçar nos Estados Unidos. Na ChampCar, por exemplo.

Na Toro, não há mais o que fazer.