domingo, 22 de julho de 2007

Águas que vêm e que vão

Dessa vez, a meteorologia estava afinadíssima. Momentos antes do início da prova, já estava indicado que iria chover. Mas não foi uma chuva qualquer, o céu simplesmente veio abaixo proporcionando umas das corridas mais espetaculares dos últimos tempos.

O estreante Markus Winkelhock optou por largar dos boxes com pneus de chuva, enquanto todos os demais pilotos saíram com compostos de pista seca. Na largada, Massa supreendeu Alonso e assumiu a segunda posição. Heidfeld encheu a lateral de seu companheiro já na segunda curva, ajudando Lewis Hamilton a pular de décimo para quarto rapidamente, mas o inglês logo se complicou com um furo no pneu traseiro.

Daí então começou a bagunça. Em dia de muita inspiração, São Pedro fez muita água vir abaixo para mudar a história da corrida. Kimi Raikkonen liderava e já vinha para trocar os pneus, quando errou na chicane do terceiro setor e, o pior de tudo, passou reto na entrada do pit lane, sendo obrigado a dar uma mais volta lenta, enquanto os todos os demais competidores entravam nos boxes.

"Todos os demais" não... Havia uma única excessão: Markus Winkelhock, o novato cheio de esperteza que acabou assumindo a liderança da prova, já que não precisava trocar pneus. Nada mal para quem estreava na pior equipe do grid. Pena que mais tarde abandonaria com problemas no motor.

A chuva apertou e o desnível na curva 1 gerou uma grande inundação naquele local. Como consequência, vários pilotos deslizaram devido à aquaplanagem, dentre eles ninguém menos que Lewis Hamilton. Quando se tentava retirar os carros daquele trecho, eis que surge um Liuzzi voador atingindo o guindaste levemente. Poderia ter acontecido coisa muito pior mas felizmente tivemos sorte.

Hamilton estranhamente foi removido pelo guindaste e conseguiu retornar atrás do pelotão que acompanhava o Safety Car. Pintou a bandeira vermelha, e os "sobreviventes" se recolheram para esperar o reinício da corrida.

Após a longa pausa, foi dada a largada lançada. Com carro muito inferior, Winkelhock abria caminho para os adversários, e assim Felipe Massa assumia a ponta, com Fernando Alonso na segunda posição, enquanto Raikkonen era o sétimo. A pista não havia terminado de secar, mas Hamilton arriscou com os pneus para pista seca e teve de enfrentar algumas saídas de pista.

As condições melhoraram e tudo ia se normalizando. No entanto, quando nos aproximávamos do final, o serviço de meteorologia indicou que uma nova queda d'água estava por vir. A vitória do Massa, que parecia certa, já ficava comprometida.

Alonso entrou nos boxes juntamente com o Felipe. A câmera acompanhou o trabalho da McLaren, em que pudemos notar uma mudança da configuração aerodinâmica no carro do espanhol. O Massa voltou à pista na frente mas provavelmente não passou pela mesma alteração durante o pit stop, tanto que seu desempenho caiu assutadoramente.

A pressão retirada da asa dianteira do Alonso permitiu um equilíbrio maior com a perda da pressão na traseira causada pelas condições de pista molhada, possibilitando uma entrada mais segura nas curvas e mais estabilidade na hora de tracionar, enquanto Massa brigava com seus F2007, que era quase 3 segundos mais lento que o carro do bicampeão.

O brasileiro não se rendeu e defendeu sua posição com unhas e dentes. Porém nada era capaz de parar Alonso. O asturiano forçou por fora numa curva, Felipe trouxe no limite e houve até mesmo um toque entre eles antes de a ultrapassagem se concretizar.

Alonso venceu, Massa não gostou da segunda colocação mas foi o que lhe restou, e Mark Webber completou o pódio da corrida maluca.

Wurz quase passou o australiano a duas curvas do fim. Quase. Mesmo espalhando, Webber conseguiu se manter, deixando o piloto da Williams em 4º.

Coulthard também soube aproveitar o dia para marcar pontos. Chegou em quinto. Nick Heidfeld acertou o companheiro no princípio da prova, tirou o Ralf da corrida e ainda faturou a 6ª posição, logo à frente de Robert Kubica.

Kovalainen arriscou uma estratégia diferente no finzinho mas não deu muito certo. Trocou os pneus antes de a chuva cair e chegou apenas em oitavo. A posição dos bobos sobrou para Lewis Hamilton, que teve seu fim de semana de cão. Bateu forte na classificação, errou muito na corrida e não só deixou de frequentar o pódio como também não pontuou.

Fisichella foi o décimo, superando Rubens Barrichello, 11º colocado. O brasileiro fez uma corrida apagadíssima, já que se enroscou com Rosberg no início do GP. Davidson e Trulli também terminaram a corrida, ao contrário de outros nove competidores, dentre eles Kimi Raikkonen com problemas elétricos.

O campeonato esquentou ainda mais. Alonso está a 2 pontos de Hamilton, que ainda lidera. Massa está em terceiro a 11 pontos do líder, e 7 à frente do Raikkonen.

Daqui a duas semanas teremos o GP da Hungria, realizado no circuito de Hungaboring, segundo consta no Red Bulletin. Mas depois de uma corrida como essa, acho que não podemos reclamar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Opa... A corrida foi bem boa, apesar de que não deveria ter sido interrompida no início, pq a pista não estava sem condições, as equipes é que arriscaram usar o pneu intermediário ao invés do full wet, não teriam nenhum problema de aderência com o pneu certo.. Os que fizeram a coisa certa foram prejudicados como o coitado do Marcus e o Trulli...


Quanto ao Massa, que eu não poderia deixar passar... Não, o carro não estava 3 segundos mais lento, é a quarta prova com chuva em que ele cai de ritmo drasticamente... E sempre com uma desculpa... O faniquito depois da corrida, qdo o Alonso veio falar em particular com ele foi patético... ainda mais mandando o espanhol a merda e dizendo "fuck you" pro Charlie Whiting, lindo! Ele foi Felipe Mutley como em Barcelona, mas dessa vez não levou... Ele segue bem o manual do Dick Schumacher.. hehe

Para quem reclama das desculpas do Rubinho, tu deve estar ficando bem frustrado Maciel.. Pq o Massinha numa prova tem problemas com os pneus, na outra o carro apaga sozinho, mas sem ter problemas; numa terceira o kimi tem sorte no treino, na largada e com os retardatários e nessa trepidação dos pneus? Mta explicação para pouco ritmo... Se Kimi não quebrasse ia levar a posição dele também....

Fantásticas corridas de Webber e Wurz.

Rogério Magalhães disse...

É, Felipe, aquela chuva que tanto torcíamos para aparecer, apareceu! E fez o que a gente esperava: bagunçou o coreto! Tudo bem que a vitória ficou entre o top-four, na mão do bebê chorão das Astúrias, mas só aquela de ver uma Spyker na liderança foi sensacional, valeu o dia...

Sobre a briguinha no final, uma bobagem sem tamanho dos dois... mas dessa vez dou razão para o bebê chorão, porque o Felipe exagerou na tentativa de impedir a ultrapassagem... na Espanha foi limpo, desta vez sujou e sujou feio, como ficou claro não só na imagem, mas na demonstração no final...

Belo resultado das Red Bull e também do Wurz...

Agora, Felipe, hoje o dia foi repleto de bobagens do Galvão Bueno, tava até ficando irritado com algumas bobagens, como, por exemplo, ele implorando para o Winkelhock abrir caminho para o Massa e o Alonso... abrir o catzo! O cara era líder, os outros que passassem por ter melhor carro, não com tapete vermelho... e ainda repetiu a dose com o Rubinho quando ele tinha o Hamilton atrás dele... que o Rubinho devia abrir para não atrapalhar um piloto de ponta, brigando pelo título, ele que já foi um desses... ué, precisa avisar para o Galvão que isso é corrida de carro e para andar na frente tem que passar...

Vamos ver se as nuvens estão a fim de dar uma voltinha pela Hungria também, hehehehe...

Pezzolo disse...

heheh s não é nada imparcial com o massa hem, só de raiva vou dar uma detonadinha nele no plog.

quando vai escrever do galvão, quero colaborar de novo!

Speeder76 disse...

Hungaboring? Belo nome!

Voltando à vaca fria... valeu a pena esta corrida, e valeu a pena ver um Spyker na feente do campeonato. Acho que foi o espírito do pai que encarnou no corpo do filho... ou então foi o conhecimento que tinha da pista. O resto... enfim, já dei a minha opinião no meu blog.

Blog F1 Grand Prix disse...

Foi uma corrida para se guardar na memória. Alonso ganhou no braço. Massa se perdeu na chuva. Webber e Wurz estão de parabéns. Coulthard também. Heidfeld, sensacional: tirou dois da pista - incluindo o companheiro - fez seis paradas no box e ainda foi sexto. Kubica rodou mas ainda salvou dois pontinihos. Kovalainen, uma besta, colocou pneus de chuva... antes de chover! Hamilton recuperou na raça, mas não foi suficiente. Fisichella merece ser demitido. Rubinho sofre, coitado, com a carroça da Honda. Davidson não fez nada. Trulli também. Sato também. Kimi precisa se benzer. Ralf também. Liuzzi ainda está nadando na poça. Speed também. Rosberg também. Sutil também. Button também.

E, para terminar, como disse o leandro nos comentários lá do Blog:

ÔÔÔÔÔ, Winkelhock é melhor que o Fangioooo! hahahaha

Grande abraço, Felipe!