quinta-feira, 26 de julho de 2007

Marmelada no caso de espionagem

Teve fim a reunião do Conselho Mundial da FIA e foi constatado que a equipe McLaren havia, de fato, se apoderado ilegalmente de documentos altamente confidenciais da Ferrari. No entanto, nenhuma pena será aplicada, uma vez que não foi possível detectar qualquer evidência capaz de provar o uso dessas informações por parte da equipe acusada.
Segue abaixo a transcrição do comunicado oficial, retirado do site Grande Prêmio:
O Conselho Mundial está crente de que a McLaren possuía documentos confidenciais da Ferrari, acarretando na quebra do artigo 151c do Código Esportivo Internacional.
Contudo, há evidências insuficientes de que estas informações foram utilizadas para interferir impropriamente no Campeonato Mundial de F-1. Por isso, decidimos não aplicar punições.
Mas, se for detectado no futuro que as informações foram usadas em detrimento do campeonato, nos reservamos o direito de convidar a McLaren a retornar diante do Conselho, onde enfrentará a possibilidade de ser excluída não apenas do campeonato de 2007, mas também do próximo.
Me arrisco a dizer que estamos diante da maior marmelada já vista na história da Fórmula 1. O campeonato estaria manchado de qualquer jeito, mas não precisava manchá-lo a esse ponto. Quanto ao último parágrafo do comunicado, imagino que não meta medo em ninguém, nem mesmo na McLaren.
Vamos falar em português claro: o time de Woking roubou todo o trabalho da Ferrari e não foi punida simplesmente porque não deu para provar se usou as informações para benefício próprio. O que tinha naqueles documentos não se restringia apenas a peças do carro, lá havia de tudo. Estratégias da equipe, por exemplo, que não é algo concreto, e que a McLaren pode ter passado o olho, mas ninguém nunca vai saber se realmente aconteceu. E mesmo se tivesse tirado proveito de recursos técnicos nos carros, é difícil de provar, porque hoje não usa mais, embora possa tê-lo feito em algum GP.
Definitivamente não é fácil descobrir se a escuderia britânica se beneficiou daquelas informações, mas apenas a posse delas já deveria ser suficiente para que certas sanções fossem aplicadas.
Gostaria de finalizar este post com uma frase genial do digníssimo Millôr Fernandes: "Roube ainda hoje! Amanhã pode ser ilegal".

5 comentários:

Anônimo disse...

É Felipe, eu já temia por isto... Não queria acreditar que pudesse, mas já temia. Ninguém iria prejudicar uma equipe forte e tradicional, mesmo em detrimento de outra. Se fosse uma equipe pequena até fá lá. Mas a Mclaren? Nunca.
Abraços

Rogério Magalhães disse...

É... pelo jeito o rodízio de pizza foi bom... pizza de quê? Champignon? Acompanhado por um bom vinho da Borgonha?

Porque punição mesmo não dava para esperar... e a vida segue...

A não ser que, como na ficção, apareça alguma prova do nada que revolucione tudo... o que, é claro, não passará de ficção... o caso está morto e enterrado...

Speeder76 disse...

Eu não fiquei surpreendido... A França vive dias agitados com o escândalo da Volta à França de ciclismo... parece que a camisola amarela pega fogo! Mais um escândalo, e as coisas pioravam.

Eles não podiam pura e simplesmente banir a McLaren. Seria um escândalo maior, e não precisam dessa publicidade toda. E depois os ingleses cairiam em cima e diziam que estariam a proteger a Ferrari. Não... o "Tio" Max e o "Tio" Bernie nãi am deixar.

E já agora: o meu pode ser de queijo e fiambre, com cogumelos, OK?

Unknown disse...

Aceito uma meia pepperoni, meia shitake.

Massa fina, por favor.

Blog F1 Grand Prix disse...

Bela citação do Millôr, Felipe, caiu como uma luva.

Ao menos o campeonato deste ano, um dos mais legais dos últimos tempos, não vai ser estragado.

Mas não aplicar nem uma multinha na McLaren foi um absurdo.

Se tivesse absolvido, tudo bem. Mas culpar sem punir deve ser novidade até para os nossos queridos senadores e deputados.