domingo, 1 de julho de 2007

Esquenta a briga na Ferrari

Pela primeira vez na temporada, o vencedor não contornou a primeira curva em primeiro. Pela segunda vez, o pole não venceu. Em todas essas vezes, o piloto em questão foi justamente Felipe Massa.
O brasileiro largou bem, ao contrário de Lewis Hamilton, que perdeu a segunda colocação para o Raikkonen logo na largada. Dois acidentes ocorreram já na primeira volta. O primeiro envolveu Anthony Davidson e Vitantonio Liuzzi ainda na curva 1, enquanto os segundo ocorreu na freada da Adelaide, onde Jarno Trulli tocou na traseira de Kovalainen, no melhor estilo Ralf Schumacher. O finlandês foi para os boxes e o italiano teve de abandonar a prova.
Fernando Alonso passou boa parte da corrida pressionando a BMW de Nick Heidfeld. Diante da tocada do Nick, defendendo excelentemente sua posição, o espanhol perdeu muito tempo e teve de se contentar com a sétima colocação. O alemão terminou em 5º, logo atrás de Robert Kubica, que também fez uma bela prova, confirmando o quarto lugar obtido no treino.
No finzinho, Alonso ainda tentaria, em vão, ultrapassar o italiano Giancarlo Fisichella, que não deu moleza ao asturiano e somou mais três pontos no campeonato.
Lembrando a frustração da primeira vitória da Stewart, que saiu graças ao seu então companheiro Johnny herbert, Rubens Barrichello agora tem que encarar os fatos: apesar de ser responsável pelo desenvolvimento da Honda, o primeiro pontinho conquistado pela equipe neste ano veio com Jenson Button, ao cruzar a linha de chegada em oitavo neste GP da França, enquanto o brasileiro não passou da 11ª posição.
A cena mais bizarra da corrida foi aquela protagonizada pelo holandês Christijan Albers. Durante a sua demorada parada de boxes, o piloto acelerou o carro quando o mecânico girou o pirulito apenas para permiti-lo engatar a primeira marcha. Como consequência, ele não só derrubou o frentista, como também saiu arrastando a mangueira de combustível, que foi se enroscando com a roda traseira, impossibilitando sua permanência na prova.
Lá na frente, Hamilton enfrentaria problemas após seu pit stop, e por isso teve de parar uma vez mais do que o planejado. Após sua parada extra, chegou a perder posição para Kubica por alguns segundos, mas foi arrojado o suficiente para recuperar o terceiro lugar já na curva seguinte. Dali pra frente foi só administrar a posição.
Um pouco mais adiante, Massa e Raikkonen disputaram a vitória do último GP em Magny-Cours. Depois da primeira parada, a estratégia de Felipe foi prejudicada pelo tráfego na pista, permitindo que o finlandês reduzisse a vantagem do brasileiro pela metade. Com mais combustível, Kimi aproveitou bem as voltas que antecederam a segunda parada para ultrapassar o companheiro e assumir a liderança para não mais perder.
No geral, são duas vitórias do Hamilton, duas do Alonso, duas do Massa e duas do Kimi. O campeonato segue disputado, a Ferrari recupera sua velha forma e o Raikkonen prova que está mesmo vivo na briga. Metade do campeonato fica para trás e a outra metade está por vir, a começar por Silverstone, daqui a uma semana, quando os ingleses lotarão o autódromo para apoiar seu mais novo ídolo nacional. Uma vitória de Lewis por lá seria equivalente à do Massa no ano passado aqui no Brasil: uma grande euforia.

9 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Gostei da corrida. Só fiquei um pouco decepcionado porque, para variar, os metereologistas erraram a previsão...

Anônimo disse...

É Felipe, parece que Ross Brawn voltou e escolheu o bunda-mole para seu preferido...
Rema Massa, rema.
Ron Groo

Anônimo disse...

Chora Massa, chora...


Felipe, vai ter as cassetadas do Cleber Machado? =D

Rogério Magalhães disse...

É, as duas coisas boas dessa corrida na França foram o Alonso tendo um dia de Wurz, sofrendo atrás de Heidfeld e Fisichella, e o grande Albers levando a mangueira para dar uma voltinha... pior que nessa, quando arranca a coitada, quase acerta a cabeça de um mecânico e, além disso, ferrou o coitado do Sutil se ele precisasse reabastecer...

E nosso cachaceiro-mor pôde fazer o que mais gosta: encher a cara no pódio...

Ah, e o Cleber Machado teve das suas, merece substituir o Galvão nas maravilhosas crônicas suas, hehehehe...

Marcus Mayer disse...

Excelente texto, Felipe! - Digno de uma coluna em "O Globo", "Estadão" ou "Folha". Parabéns!

Endosso a demanda de Andréa e Rogério: você terá bem menos para escrever, mas uma "Vai que é tua Cléber" seria interessante.

Abraços.

Anônimo disse...

Off topic:
Felipe...eu editei a coluna do Midea, ve lá como ficou...tive de editar o widiggets dele também, quando escrevi o texto ficou tudo amontoado ai deixei do jeito que esta agora. fica a vontade para arrumar do jeito que quiser. eu achei que ficou bom.
Qualquer coisa deixa um off topic no blig
Groo

Speeder76 disse...

Confesso que adorei a foto fo Kimi a "encher a cara", como vocês dizem. Já agora: mandei a minha matéria, mais uns anexos.

E já agora: vai dar uma espereitadela por lá. Hoje só dá Albers, com alguns comentários inspiradores...

Felipão disse...

hahahahahaha

eu também, Speeder....

O fotógrafo foi de uma felicidade incrível...

pegou até os respingos da champagne...

Sakher disse...

Ola Felipe, vamos torcer pro seu xará estragar a festa inglesa como fez na espanha...

Grande abraço!