segunda-feira, 23 de julho de 2007

2º Round

Agora eu vou falar, quero nem saber.
Aí está o vídeo do toque entre Massa e Alonso pra quem quiser ver. Seja por causa das vibrações nos pneus, ou pelo fato de a Ferrari não ter realizado as adaptações aerodinâmica na última parada como fez a McLaren, a questão é que o carro do Massa não estava lá essas coisas. E não venha dizer que ele não sabe andar na chuva, porque o brasileiro colocava tempo no espanhol no princípio da corrida, antes da bandeira vermelha, quando as condições eram muito mais desfavoráveis.
Felipe vinha muito mais lento e se defendia incrivelmente bem. Alonso forçava constantemente e arriscou uma bela ultrapassagem por fora da curva. As condições da pista não ajudavam, o rendimento do carro não era dos melhores, o brasileiro vinha por dentro, imprensado pelo adversário e nitidamente perde estabilidade quando entra na variante. No momento do toque, vê-se que Massa não ia para a esquerda do vídeo e sim o Alonso vinha para a direita. Isto se deve pela saída de frente do F2007, que obrigou ao Massa a segurar o carro ao invés de contornar o traçado mais adequado naquele instante. Se não tivesse escorregado, seria ultrapassado do mesmo jeito, era inevitável, mas o que importa é que não houve má fé. Foi um toque de corrida, não tem o que inventar.
Quando chegou ao pit lane, o espanhol mostrou para a câmera a marca que ficou na carenagem e balançou o dedo como quem diz "isso não se faz".
Depois foi tirar satisfação com o brasileiro e eles iniciaram esta discussão ridícula e totalmente infundada.
Mais tarde, ele alegou que "estava nervoso no final, com a cabeça quente". O cara vence uma corrida e diz que está de cabeça quente, pode? Nem aquela chuvarada conseguiu esfriar essa cabecinha? Sujeitinho encrenqueiro!
Posteriormente, Alonso pediu desculpas publicamente ao lado do Felipe.
"Não tenho nada contra ninguém. Apenas faço minha corrida e sigo o regulamento, só isso. Se alguém me fala que estou errado e não estou, fico bravo. Isso é normal. Mas, se ele se desculpou, então beleza. Ele sabe que não foi correto após a corrida", declarou o brasileiro.
Daí uns perguntam: Precisava o Massa se irritar tanto? Não, não precisava. Mas vai saber o que se passa na cabeça de um piloto que luta pelo título, perde a vitória a poucas voltas do final, e, sobretudo, recebe uma acusação absurda como essa... O Alonso não pode sair por aí acusando ninguém de mau-caráter e anti-ético assim, numa boa. Assim como na Espanha, o Ron Dennis se recusou a dar razão ao seu próprio piloto.
O Massa tem razão em dizer que foi igual ao que ocorreu em Barcelona. O bicampeão forçou bastante por fora, sem ter a preferência da curva, assumindo um grande risco mas se recusando a assumir as consequências.
Além de chorão, é ignorante a ponto de não entender o que Felipe quis dizer com "você não aprende". Se você parte para uma atitude arriscada, deve estar preparado para assumir as consequências. Simples. Isso vale para qualquer esporte, vale para qualquer trabalho, vale para tudo. Se as coisas não saem da melhor forma possível, não se deve culpar os outros e se fazer de vítima. Já é segunda vez que isso acontece e ele vai continuar sem aprender.
Automobilismo tem dessas coisas. Às vezes pilotos se tocam mas nem sempre há culpados. Se você não quer ter nenhum tipo de contato com seus adversários, então vá jogar peteca. Corrida não é para frescos.

4 comentários:

Rodrigo disse...

Acho engraçado o Alonso. Mimado a gente sabe que ele é. Vide as declarações que ele dava enquanto levava tempo do Hamilton. Vide as reclamações nas temporadas dos dois títulos.

Se fosse o Kimi no lugar no Massa, o finlandês ia colocar um fone de iPod na orelha e sair andando.

Alonso tá chateado porque, ou ninguém leva em conta suas declarações ou então não baixam a bola perante ele. Na verdade, acho que ele sente saudades de quando ele era o "Hamilton da vez": novo, rápido e queridinho da mídia.

Só espero que o inglês não tome os rumos que o espanhol tomou...

Anônimo disse...

Adorei a parte da peteca. E concordo com você, o Alonso é muito fresquinho. Se eu fosse o Massa, com certeza, compraria essa briga também. Deve ser difícil sair do carro e ainda aturar um cara te provocando. Eu juro que daria umas porradas na cara dele, rs...

Bjs

Anônimo disse...

Espera là! É favor não trocar as responsabilidade, meu amigo!

A manobra do Alonso estava perfeita : colocada no lugar certo, no momento certo, com tudo o controlo e até com maestria - nada a dizer.

Quem fez merda foi o Massa : escorregou ao querer impedir a todo custo essa ultrapassagem. Forçou o andamento na curva e não conseguiu segurar o carro.

Acho que a "acusação" do Alonso é amplemente justificada : este toque não foi intencional, claro, mas foi o resultado da febrilidade / estupidez do Massa.

Quem se lembrar - p. ex. - do último GP do Brasil, viu como grandes pilotos como Raïkkonen ou M. Schumacher se saem de uma situação idêntica...

Anônimo disse...

Felipe Maciel, você disse tudo, perfeito.