sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Absolvendo geral

Os comissários do GP da China fizeram seu juízo sobre o acidente da última corrida e resolveram absolver o líder da temporada Lewis Hamilton. Para que a coerência fosse mantida, Sebastian Vettel também teve seu pena revogada.
A justificativa não foi das mais convincentes. O critério utilizado foi de que as condições da pista eram péssimas, portanto ninguém poderia receber qualquer culpa naquelas circunstâncias. Ora, se as condições não eram favoráveis, fazer brake test lado a lado com o safety car é que não iria ajudar mesmo.
Agora lanço a pergunta: se não fosse pela publicação do vídeo do japa torcedor, alguém tiraria a punição aplicada sobre o Vettel?
Com certeza não adiantaria muita coisa se o alemão alegasse inocência dizendo que a situação de dirigibilidade dentro da pista era completamente desfavorável. A impressão que dá é que os comissários não estavam muito empolgados com idéia de penalizar Lewis, portanto absolveram o Sebastian e resolveram a confusão da maneira mais simples, isto é, deixando os garotos correrem em paz e sem interfirir na disputa pelo título.
Mais uma amostra de que o campeonato de pilotos é sagrado e intocável. Aconteça o que acontecer, nesse mundial ninguém vai mexer.
Edit: O site Marca montou um excelente gráfico do acidente e aqui está feita a indicação.

7 comentários:

kimi_cris disse...

Acho que Hamilton podia levar uma penalização de 5 lugares na grelha porque foi ele que originou o acidente.

Cevada Buster TM disse...

Felipe,

Permita-me usar um título que o Fabio Seixas utilizou em seu Blog.

Hamilton, blindado, absolvido e campeão

Mas o que estava sendo julgado não foram os brakes tests feitos pelo Lewis e sim a tal distancia para o saefety car.

Brake test, todos, em todas as categorias fazem. Uns chamam até a manobra de caça ao rato, já que o piloto da frente tenta disparar de quem vem atras.

Lei não se discute, cumpre-se. E Hamilton não cumpriu o artigo 40.1 do regulamento que dizia:

O artigo 40.1 do regulamento esportivo da F-1 estipula que o líder deve manter uma distância mínima de cinco carros em relação ao safety car.

Então, ou cumpre-se esse artigo do regulamento, ou elimine-o.

Quero que me mostrem se no GP do canadá esse ano, algum piloto respeitou a limite de 5 carros estipulado pelo regulamento.

Alguem xiou?

Não né!?!

Então: C.H.U.P.A ALONSO

Net Esportes disse...

A Fórmula 1 não possui carros iguais, ou seja, uns são mais potentes e outros menos, na minha opnião não a questão de ser intocável ou não, é questão de estar brigando pelo título..... seria um tremendo absurdo tirar pontos ou colocar o Hamilton pra trás só por causa de uma porcaria de video amador, deixem o cara ser campeão em paz porque ele merece.

Rogério Magalhães disse...

É, a FIA está ficando expert em decidir dessa forma... não puniu o Hamilton, mas deixou claro que ele teve responsa no QRU, tirando a punição ao Vettel... bem SPE (simples, prática e eficiente) essa decisão, que agrada a gregos e troianos... bem o que tu disse, Felipe... e vamos em frente, que tem mais corrida por aí...

Anônimo disse...

Pra mim, só não tocam no Hamilton na disputa do campeonato. Alonso já foi punido, Massa e Kubica levaram bandeira preta. Só com o inglês que não acontece nada. Pra mim está começando a cheirar marmelada. E das grandes.

Agora resta torcer para termos emoção na pista esse findi e, quem sabe, o título ainda possa ser decidido por aqui.

Felipe Maciel disse...

Rodrigo (Cevada Buster), gostaria de acrescentar que eu nao me referi somente à freada do Hamilton, no post está escrito "fazer brake test lado a lado com o safety car". Sendo assim, lá se foram dois coelhos numa cajadada só. Porque se por um lado ele não respeitou o regulamento (tá, essa é a chamada lei que não pega...), ainda fez uma manobra muito esquisita, que provocou indiretamente o choque entre os pilotos de trás.

E quando é que você pretende voltar a atualizar lá, rapaz?

Abraço a todos

Felipe Maciel disse...

Mais um esclarecimento: no último parágrafo do post, onde está escrito "campeonato de pilotos", leiam 'título de pilotos', fica mais fácil de entender para quem não interpretou dessa forma. Portanto concordo com aqueles que acham que Hamilton não foi punido porque está na briga pelo título.

abs