domingo, 21 de outubro de 2007

KIMI RAIKKONEN CAMPEÃO!

Este é Kimi Raikkonen, campeão da temporada mais disputada e imprevisível dos últimos tempos. Note sua expressão de felicidade extrema no alto do pódio, após a corrida mais importante de sua carreira, onde conquistou a maior glória que um piloto pretende alcançar: o título mundial pela Fórmula 1.
O finlandês não derreteu sob os 37ºC da cidade de São Paulo, manteve-se gelado e não cometeu um errinho durante toda a corrida. Passou Hamilton na largada e perseguiu Felipe Massa em boa parte da prova, enquanto o favorito foi perdendo posições por erros próprios, além de falhas no equipamento.
A Ferrari manteve as posições na primeira parada de boxes, ainda não sabia se Lewis seria capaz de recuperar tantas posições e assumir a quinta colocação, resultado que tiraria qualquer chances de título para Maranello.
Na segunda rodada de pit stops, já ficava claro que o inglês não alcançaria seu objetivo, e só restou à equipe italiana inverter as posições de seus pilotos para que o troféu não caísse no colo de Fernando Alonso. A manobra ferrarista foi realizada com perfeição cronométrica. Massa antecipou seu reabastecimento, Raikkonen permaneceu na pista por mais 3 voltas e retornou com uma vantagem de 7 décimos sobre o companheiro.
Estava feito. Daí em diante, foi só levar o carro até o final, porque Hamilton não passou de um sétimo lugar e Alonso apenas completou o pódio atrás da dobradinha vermelha.
O campeão de 2007 chegou na F-1 com míseras 22 corridas disputadas em monopostos de categorias de base, mas mostrou seu potencial no ano de estréia e logo foi contratado pela McLaren para substituir Mika Hakkinen, aposentado ao final de 2001.
O bicampeão esteve hoje em Interlagos assistindo à prova dentro dos boxes da ex-equipe, certamente vibrou muito, mas por dentro, com a conquista do compatriota. Mika só deve lamentar pelo fato de Kimi não ter alcançado o feito enquanto pilotava para Ron Dennis. As oportunidades vieram em 2003 e em 2005, mas acabou vice em ambas as ocasiões.
Agora na Ferrari, Raikkonen começou mal o ano, somente em Magny-Cours passou a andar rápido e imprimir um ritmo forte a cada corrida, saindo da quarta colocação na tabela para assumir a liderança somente na última prova, um salto histórico numa categoria como a F-1.
A temporada nos reservou muitas surpresas e terminou de maneira semelhante à de 1986. Kimi cumpriu bem seu papel de Alain Prost e bateu os dois pilotos da escuderia rival na última corrida do ano.
E assim chegamos a mais um fim de campeonato. E que campeonato! Raikkonen foi quem conquistou o maior número de vitórias e é inegável que o troféu tenha ficado em boas mãos. Parabéns ao finlandês e também à Ferrari, que levou os dois mundiais para casa. Mereceram e venceram. Então é hora da festinha, libera a bebida pro campeão!

8 comentários:

Net Esportes disse...

Absolutamente incrível o final da temporada, o Hamilton pode até ter errado na China e hoje mas a McLaren também vacilou muito..... ele deu muito azar com o cambio e depois 3 paradas foi piada..... mas o ano que vem está aí

o importante é que o São Paulo ganhou do Cruzeiro !!!!!!!!!!!!

Rogério Magalhães disse...

É, Felipe, pode-se resumir em uma palavra: corridão! Cheia de emoções, tudo acontecendo... e minha aposta, apesar de meio louca, acabou por acontecer... deu Kimi, título merecido na medida em que ele foi o cara que mais reagiu no campeonato, afinal, na metade, era praticamente carta fora do baralho e foi crescendo, ganhando, somando pontos e chegou ainda vivo... e teve ajuda do Sobrenatural de Almeida... além do Massa, que fez bem seu trabalho na largada ao segurar o Hamilton para o Kimi tentar o pulo do gato... se ficou com cara de bunda depois da prova, por achar que dava para ganhar, deveria lembrar que existe uma coisa chamada espírito de equipe e que fez o que era necessário...

Certamente quem gostou foi o Alonso, afinal, não foi campeão, mas o garotinho também não. E aquela fechada singela e limpa no final da reta oposta na primeira volta definiu tudo, porque o Hamilton se perdeu feio em sua cabacice... depois errou marcha e estragou tudo... aposto que o Alonso deve ter soltado um:

- Acá no, farroupilha!

E registre-se, isso sim, a belíssima corrida do Robert Kubica, que foi para mim o homem-show da corrida... deu um come no Alonso, barbarizou e, por fim, teve aquela disputa final com o Rosberg eletrizante... melhor para o alemão, mas quase os dois decidem o campeonato, pois o quase toque daria o quinto lugar de presente para o menino inglês ganhar o título...

Agora, acho que vai faltar bebida nos butecos daqui para o Manguaça Man... e a trilha sonora do Kimi será um velho samba-enredo de uma escola de samba do Rio nos tempos que o Carnaval de lá ainda valia a pena ser acompanhado:

- Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz... hoje eu vou de bar em bar, beber a vida que eu sempre quis!

Parabens Kimi!!!

Rogério Magalhães disse...

Agora, Felipe, não é que tudo pode mudar? Na Rádio Eldorado (e depois no Blig do Gomes), o Flavio Gomes contou que a maldita FIA teria "encontrado" algum problema com gasolina nos carros da Williams e da BMW-Sauber... coincidentemente, os três carros que afastam Hamilton do título... chamaram os representantes das duas equipes na chefia de prova para avaliar o caso...

Cheiro de palhaçada no ar... parece que os caras não aprenderam com a temporada e querem a todo custo ajudar o Hamilton!!! Se rolar tapetão, é o fim!!!

Unknown disse...

muito bom mesmo o Kimi ter vencido e melhor ainda ter dado o castigo que a mc laren e seus pilotos mereciam, passar o ano em branco

Anônimo disse...

Foi a vitória da limpesa. Justo como deveria ser.

Anônimo disse...

Pois é, se em 86 Ron Dennis viu seu piloto ganhar um titulo improvavel, agora ele viu seus 2 pilotos perderem um titulo improvavel tb. Corrida mto boa, tensa a todo momento, até o Rosberg passar o Kubica; tudo pra coroar o otimo campeonato

OBS: Quando vi o titulo pensei logo no video "Tropa de Sofredores"
- LEWIS HAMILTON CAMPEÃO
- NUNCA...JAMAIS...NUNCA SERÃO!

Ateh!

Anônimo disse...

Fala Felipe, beleza? Lendo os seus posts até me empolguei, tanto que vou escrever agora mesmo no Motor Haus. E olha que, apesar de adorar F-1, não costumo falar sobre a categoria lá no blog...

Alguns podem até dizer que Kimi não teve uma temporada brilhante, porém soube crescer na hora certa - ao contrário de Massa e principalmente de Hamilton - e fez por merecer o caneco. Acredito que Felipe, por sua vez, cumpriu bem o seu papel em Interlagos e agiu da forma correta. A cara de bunda no pódio era evidente, porém compreensível para a ocasião. Digo "para a ocasião" pois os erros ao longo da temporada é que jogaram quaisquer chances de brigar pela ponta por água abaixo.

Lewis, como já disse, pagou por sua inexperiência e afobação excessiva, mas tem seus méritos. Mas, para mim, mais do que o inglês, as estrelas de 2007 foram duas: Robert Kubica e Sebastian Vettel. O polonês provou que sofre da "Síndrome de Highlander", ou seja, pensa que é imortal, para deleite dos fãs de velocidade como nós. Já o alemãozinho fez miséria com a Toro, além de pontuar em sua primeira corrida na F-1. Ouso dizer que mais do que duas promessas, esses jovens são candidatos a estrelas para um futuro não muito distante!

Abraço!

kimi_cris disse...

Foi uma grande vitória mas acho que Massa não ajudou assim tanto como se diz porque Raikkonen ultrapassou Massa porque no primeiro reabastecimento colocou mais gasolina no seu F2007