terça-feira, 2 de outubro de 2007

Vai que é tua, Galvão!

No qualifying, foi só nacionalismo.
Ele começou o fim de semana tentando fazer previsão para o pole já no Q1. Pode dar certo um negócio desse? No momento em que Massa liderava a sessão, Alonso grudadinho em segundo. Kimi Raikkonen, na mesma balada, estava apenas a 31 milésimos do brasileiro, só o Hamilton que passava mais de 1 décimo acima.
Mas o Galvão não enxergou pequena diferença para o Kimi nem para esboçar uma previsão quase decente: "Massa e Alonso mostrando que, se o tempo continuar assim, eles têm condições de andar melhor que o Raikkonen e o Hamilton".
Na segunda parte da classificação... "Olha só, o Massa fechou um pouco atrás do Raikkonen. Soma aí 12 centésimos... ", corrigiu: "12 milésimos com 49 milésimos... 64 milésimos. Apenas 64 milésimos!". Ahá! 64 milésimos de diferença com o Felipe atrás do Kimi é pouco, mas os 31 milésimos de Kimi atrás do Felipe não era não, né?
O locutor pergunta: "Alguém aposta em alguém?". Reginaldo diz Alonso, Galvão diz "eu também", Burti escolheu Hamilton só ter alguém do contra no trio, mas o narrador não gostou, não. "Ah, então eu devia ficar por último pra apostar no Massa para que alguém apostasse no piloto certo".
Ao fim do treino, mais previsões: "Não custa nada as McLarens se espalharem lá na frente e deixar a corrida cair no colo da Ferrari. Anota aí! Não custa nada as McLarens se espalharem lá na frente e deixar a corrida cair no colo da Ferrari". Bem, eu anotei...
Numa corrida maluca é sempre mais difícil de captar todas as galvanadas, uma ajudinha é sempre bem vinda. Foi o que fez o amigo Gustavo Coelho, também conhecido como o Blog, do BlogF1GP, que se lembrou de uma curiosa passagem da corrida do Galvão se referindo ao grande duelo do dia. Valeu, Gustavo!
"Esse duelo do Kubica e Massa me lembrou aquele do Villeneuve de Ferrari com o Arnoux de Arrows!". Ferrari e Arrows se pegando na pista, quer coisa melhor?
A maior parte das pérolas de domingo vieram naquelas longas 18 voltas de fila indiana acompanhando o ritmo do safety car, mas ainda antes disso, o narrador dava uma aquecidinha lendo a tabela do grid de largada. "...Liuzzi, que disseram que está bem leve, Ralf, Rosberg, que marcou o sexto ponto..." Hein? "...o sexto tempo". Ah, bom. Foi um custo imenso passar o Wurz na pontuação do campeonato para ter que ouvir "sexto ponto", mas ele foi rapido na correção, pena não ter corrigido a próxima.
Quando a TV mostrava o Alonso: "Olha como o Hamilton também tenta aquecer os pneus".
Esta foi lamentável. A câmera mostrava os detalhes da roda da Ferrari do brasileiro, e dá-lhe Galvão: "Olha a calota quebrada do carro do Felipe, deve ter quebrado naquela escapada", disse, se referindo à rodada do brasileiro momentos antes. Na verdade não era nada disso, o piloto tem que ser milagrosamente ruim para conseguir quebrar a calota sem bater, mas lá estava o brilhante Reginaldo Leme para dar um toque no amigo locutor, dizendo que eram meras aberturas de resfriamento de pastilhas e que aquela não era uma calota simples. O que seria do Galvão sem o Reginaldo?
"Carlos Gil!". Era o narrador global chamando o repórter. No entanto, logo em seguida entra o rádio do Trulli e ele se desespera: "Só um estantinho, Gil! Só um estantinho, Gil! Só um estantinho, Gil!". Quando parou de berrar, a conversa com a equipe já havia se encerrado. Sim, ele falou por cima do rádio pra variar, o curioso é que mesmo assim o Luciano conseguiu escutar e traduzir. O que seria do Galvão sem o Burti?
O carro de segurança continuava liderando a prova, papo vai, papo vem, e surgiu o assunto das pataquadas da Ferrari durante o ano. "E o pneu do Felipe que não foi balanceado no GP da Alemanha?". Engraçado, eu não me lembro de nenhum GP da Alemanha neste ano... Tá, essa tem muita gente que erra, dava até pra deixar passar. Mas a próxima não passa, não.
Foram dadas tantas voltas e nada de largada, até que começaram as movimentações nos pits. "Agora vai todo mundo pros boxes! Barrichello! Sato! Trulli!... Barrichello, Sato e Trulli". Uau, quanta gente!
Durante a corrida, o Galvão infelizmente economizou bastante.
Quando a câmera cortou para um duelo na pista e o locutor tentava deduzir quem eram os protagonistas da disputa. "O Raikkonen tomando passão aí! E do Davidson, hein! Do Davidson!" Será mesmo? "Ah, não, é o Ralf..." O Kimi tava tentando passar o alemão, ninguém havia ultrapassado o finlandês, mas, é claro, teve desculpinha esfarrapada depois da trapalhada: "Lembrando que a pintura dos carros deles nessas condições fica muito parecida".
Pelo visto, em toda prova que tem chuva o cidadão quer se meter no trabalho do diretor, em Fuji não foi diferente, bastou o Felipe alinhar em terceiro atrás do safety car, daí... "Agora eles podem até terminar a corrida. Se terminar assim o Felipe Massa marca ponto e o Raikkonen não!".
E assim o locutor encerrou mais um glorioso fim de semana, mas volta já no próximo, com o GP da China. Aliás, tem um vídeo dele na última corrida em Xangai que é desastrosamente hilário. Publicarei ainda nesta semana .

10 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Hahahaha sensacional como sempre, Felipe. Só dá uma corrigida no link para o meu blog, que tá com um pequeno errinho, eu acho.

Essa de Arnoux da Arrows foi pura pataquada de Galvão mesmo!

Grande abraço!
Gustavo

Felipe Maciel disse...

Corrigido. É a pressa, tinha me enrolado todo com o tempo, cheguei até a esquecer de digitar a última galvanada mas já arrumei tudinho, mas já está devidamente editado agora.

Abs

Anônimo disse...

Excelente sinopse da prova e do locutor.....eheh

abs

Anônimo disse...

Meu Deus, acho q vc fica vendo a corrida com um bloquinho na mão pra anotar tudo e ainda revê dpois pra ver se perdeu alguma coisa!
Brincadeira, é que eu gosto de pegar no pé dakeles q zoam o Galvão, pq me desculpe, mas ele é boa parte da graça da F-1, rs.
Ateh!

Anônimo disse...

Faltou o "pra onde vc vaaaai, Raikkonen" e ele ultrapassou alguem! hahahhaha cala boca, galvao!!

Felipe Maciel disse...

Leandro, eu pego no pé do Galvão mas penso a mesma coisa que você, sem ele não tem graça.

E quanto ao meu método, eu assisto a corrida com papel e caneta na mão mas não revejo nada, ou pego ao vivo ou então já era.

Abs

Anônimo disse...

Muito bom, Felipe! Ontem já tinha vindo aqui para conferir. Fiquei contente ao ler "Vai que é tua, Galvão" como título do primeiro post para comentar.

Você, Felipe, fez com que a minha opinião a respeito do Galvão Bueno até melhorasse. Contudo, como pode alguém com tanto tempo de experiência se enganar tantas vezes? Não seria o caso de ficar em silêncio e falar quando tem certeza? Estou começando a ficar menos receptivo novamente.

Contudo, dez vezes Galvão se for para compará-lo com aquele tal de Luiz Roberto. Esse é uma catástrofe pior que foto do Vampeta pelado. Só posso acreditar que um estúpido desses esteja lá em troca de sexo. Agora resolveram colocá-lo no Jornal da Globo... Já não bastam as instituições do país que estão prostituídas, agora um proxeneta como esses ocupa a bancada de um dos melhores telejornais da tevê aberta... É um golpe muito baixo!

Como você diz: "o que seria desse pessoal se não tivesssem um Reginaldo Leme ou um Burti?!"

Abraços.

Pezzolo disse...

ahhh, mas vc não falou o mais importante- a picaretagem do treino oficila, que não foi ao vivo. portando quando eles apostaram quem seria o pole OS TRÊS já sabiam que era o Hamilton!

Anônimo disse...

hahhahahahahaha preciso lembrar de não ler isso quando tiver passando mal hahahahaha ou melhor, tavlez seja ler sempre que tiver pasasndo mal. to me acabando de rir. bjs

Net Esportes disse...

esse Galvão é fogo mesmo !!!!!!! kkkkkkk