quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Uma agulha no palheiro

Alguns podem não se lembrar, mas o desfecho do Stepneygate não terminou com a exclusão da McLaren do campenato de construtores, além de uma multinha inofensiva para Woking. O Conselho também determinou que fosse realizada uma vistoria detalhada sobre o novo carro da escuderia, para averiguar se determinados componentes desenvolvidos pela Ferrari foram incorporados ao projeto do MP4-23.
Durante uma entrevista à BBC, Max Mosley comentou a atuação da FIA no processo de inspeção, revelando de que forma pretende fiscalizar o bólito de 2008.
"Os dados da Ferrari estavam nas mãos do projetista chefe da McLaren exatamente no momento em que ele estava desenhando a McLaren de 2008. A dificuldade que temos é que não encontraremos partes que foram projetadas pela Ferrari. Ao invés disso, podemos encontrar idéias".
"Neste nível de tecnologia e esporte, se a idéia for dada ao projetista, ele fará um componente usando este conceito, que não será relacionado aos componentes usados por outros carros. Então, procuraremos idéias no carro.
"A investigação será detalhada, iremos usar especialistas que não trabalham na categoria e faremos tudo o que pudermos para que o carro da McLaren não carregue elementos intelectuais da Ferrari".
Quer dizer que um grupinho de especialistas não especializados em F-1 irão procurar fatores abstratos no modelo da McLaren que seriam provenientes da Ferrari mesmo sem conhecer o projeto completo de cada equipe, e saber distinguir aquilo que eventualmente é semelhante daquilo que foi copiado? Interessante... Não vai dar em nada.
Se a FIA pretende exibir sua autoridade e demonstrar que repudia as ações ilícitas das equipes, a estratégia parece perfeita. Mas se acredita que encontrará algo comprometedor durante a inspeção, pode esquecer. Mesmo se existir, será praticamente impossível de descobrir.
Mas digamos que consigam, o que aconteceria? Essa o Mosley responde: "Não seria necessário proibi-los de correr. Seria mais fácil dar a eles uma reprovação". Uma medida esperada e correta, diga-se. A exclusão agora iria parecer piada. Pelo menos nessa questão a Federação agirá com bom senso. Ou melhor, agiria, já que não serão capazes de encontrar o que procuram.

3 comentários:

Priscilla Bar disse...

AAAaaa sei ñ..essa história é muito louca.Como assim qualquer coisa que possa "lembrar a Ferrari" pode ser reprovada...Os carros devem ter coisas parecidas, sempre.Ñ sei..posso tá falando besteira, mas acho absurdo tentar achar "coisinhas" no carro, até pq depois de tudo o q a Mclaren passou,o que ela menos deve querer agora é mais dor de cabeça...
Também acho q ñ vai dar em nada tudo isso.
Abraços,
Blog Guard Rail

Anônimo disse...

Então eles vão encucar com aquele vermelho alí no bico do carro. Vão escluir a Mclaren pelo vermelho do bico do carro...
Como disse Massa ao Leôncio numa das corridas..." Ah! Vá cagare!"
Vai dar em nada mesmo. Sempre.

Blog F1 Grand Prix disse...

Não vai dar em nada mesmo. Essa da FIA de chamar "especialistas externos" foi uma piada! Tinha de ser idéia do Max...

Grande abraço!

Gustavo