quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Troca-troca no grid

A revista espanhola Autopista publicou nesta quarta-feira uma matéria reveladora sobre o futuro de Fernando Alonso. Ao que parece, o bicampeão teria se reunido com Flávio Briatore e Pat Symonds durante o GP do Japão, onde discutiram os termos de um possível contrato com a equipe Renault.
O presidente da escuderia, Carlos Ghosn, teria oferecido um acordo de dois ou três anos ao espanhol, para evitar perdê-lo novamente para uma escuderia rival (lê-se Ferrari) já em 2009.
A Renault virou as costas para o R27 antes do tempo previsto, e nitidamente passou a se concentrar no carro do próximo ano para despertar os interesses de Fernando pelo retorno à escuderia. É possível que as negociações estejam realmente tomando o rumo planejado.
A publicação da revista também destacou as possibilidades de mudança no grid em decorrência do acordo firmado com o time francês. Se Alonso confirmar tais expectativas, poderia fazer companhia ao Kovalainen ou ao Nelsinho em 2008, e sua vaga na McLaren seria ocupada por Nico Rosberg, substituído por Giancarlo Fisichella na Williams.
Neste momento, parece claro que Heikki e Piquet estão garantidos na nova temporada, resta saber onde, e são apenas duas opções: Williams e Renault. Se o bicampeão permanecer na McLaren, o brasileiro é promovido e corre ao lado do finlandês; caso volte para os braços do Briatore, um deles deverá trabalhar para o tio Frank.
No entanto, lidar com o Sr. Williams não é fácil. A questão é o Nico é o único piloto promissor do time de Grove, e o chefe não vai abrir mão dele tão facilmente. Mesmo se Ron Dennis despejar dinheiro, o que fará Frank Williams sem piloto para vender nos próximos anos? Nelsinho ou Kovalainen não conta, é empréstimo. E então, o que fazer?
Sinceramente, tenho minhas dúvidas de que Fisichella arrume alguma vaga por lá, ele não teria a menor utilidade para o time. Se o Rosberg for vendido para a McLaren, algum piloto de alto potencial terá de entrar em seu lugar, como o Sutil, por exemplo. Assim, Frank teria uma aposta para o futuro próximo, e isso é realmente necessário, pois essa é a sua maneira peculiar de conduzir a equipe.
De qualquer forma, especulações são especulações. Estamos chegando ao final da temporada e não deve demorar para que as posições remanescentes sejam definidas. Até lá, a silly season continua inquieta, com boatos pra todo lado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Briatore não dá ponto sem nó. Ainda ao lado de Bernie, alguma coisa eles apromtaram depois que a MCLaren abandonou o barco.

Blog F1 Grand Prix disse...

Opa, se o Fisichella for para a Williams já vai ser meu segundo palpite certo, depois do Glock na Toyota. Olhando tudo isso, só fico chateado pelo Nelsinho. Cada vez mais, ele parece estar em situação bem difícil. Se acabar fora de Renault e Williams, vai para onde?

Grande abraço!

Gustavo

Rogério Magalhães disse...

Eu acho que vai ser difícil o Alonso ir para a Renault, pelo que andei lendo, ele está exigindo um monte de coisas escaldado pelo ano na McLaren e quer tudo escrito em contrato... não sei se o Briatore banca mesmo... mas se o bebê chorão das Astúrias for mesmo para as plagas francesas, acho que o companheiro dele será Kovalainen, acho que o Nelsinho tem vaga na Williams, porque o nome Piquet ainda tem portas abertas no time do Frank...