sábado, 20 de outubro de 2007

Rufem os tambores

O resultado do treino classificatório deste sábado certamente agradou a maior parte do público brasileiro, que viu Felipe Massa cravar mais uma pole position em Interlagos, e deve largar ao lado do inglês Lewis Hamilton, o preferido nacional na disputa pelo título.
Lewis posicionou-se logo à frente de seus rivais Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, está com a faca e o queijo na mão para se consagrar campeão no domingo. Pelo menos a princípio, Massa não precisará trabalhar para o companheiro de forma direta, isto é, cedendo ultrapassagem ao finlandês, já que o líder da temporada largará entre eles. O melhor que Felipe pode fazer para a equipe é se manter na ponta e bloquear qualquer ataque de Hamilton. Não é pedir demais, esta é a obrigação de todo piloto que larga na frente. O principal fator que poderia complicar as suas intenções de vitória para amanhã chama-se combustível. O brasileiro virou duas voltas voadoras na superpole, pode ser que esteja leve... Já que está correndo em casa, nada melhor do que esvaziar o tanque e fazer a festa com o público no autódromo.
Falando nisso, a volta extra de comemoração com os torcedores em Interlagos foi absolutamente legítima. De início surgiu a dúvida, mas os computadores da FIA registraram que Massa cruzou a linha às 14h59min58s, restando dois segundos para o término da sessão, portanto tinha direito a outra volta rápida, mas abriu mão dela, já que a pole estava garantida. De quebra, aproveitou para ficar mais tempo na pista e celebrar com o público mais esta conquista.
"Se eu tivesse recebido a bandeirada, teria entrado. Quando cruzei a linha, as luzes ainda estavam verdes, então pude dar outra volta", disse o xará.
O inglês Lewis Hamilton foi o segundo melhor do qualifying. O pupilo de Ron Dennis claramente prejudicou Raikkonen no momento em que saiu dos boxes e encontrou o ferrarista em volta lançada, depois pediu desculpas, enquanto o Kimi disse ter sido um pouco atrapalhado, de qualquer jeito teve de se contentar com a terceira posição.
O quarto colocado no grid é o espanhol Fernando Alonso, que utiliza motor de segunda corrida. As chances de título não são das melhores, vai precisar de muita sorte para virar o jogo na prova de amanhã.
Surpreendentemente, a quinta posição ficou com o leão de treinos Mark Webber. O australiano deve ter pingado gasolina no tanque para superar o alemão Nick Heidfeld, que vai largar uma posição atrás do normal neste GP. Seu companheiro Robert Kubica fez o 7º tempo, dividindo a quarta fila com o bom piloto da Toyota, Jarno Trulli.
David Coulthard enfrentou um problema com os pneus e outro durante o reabastecimento. Ainda assim conquistou a 9ª colocação do grid. Se neste fim de semana a Red Bull vem andando melhor do que de costume, o mesmo não se pode dizer da Williams. Nico Rosberg foi apenas o 10º, enquanto o estreante Kazuki Nakajima não passou do 19º posto.
Rubens Barrichello fez o possível a bordo de Honda e fechou a classificação num razoável 11º lugar. O brasileiro voltou a andar na frente de Jenson Button,16º, mas ainda precisa pontuar no campeonato, e esta será sua última chance.
Outro que voltou a superar o companheiro de equipe foi o italiano Giancarlo Fisichella. Kovalainen cometeu erros grosseiros e decepcionou ao ficar na primeira fase do treino. Eles largam em 12º e 17º, respectivamente.
Sebastian Vettel finalmente mostrou ser melhor do que Vitantonio Liuzzi também no seco ao conquistar a 13ª melhor posição de largada. Tonio e Ralf, 14º e 15º, podem andar de F-1 pela última vez na carreira neste domingo.
A Super Aguri não faz um bom final de temporada. Sato é o 18º e Davidson, o 20º. Sutil e Yamamoto encerram a lista.
Num post de ontem, foi noticiada a dúvida sobre o estado de saúde de Galvão Bueno, mas o narrador já falou sobre o caso e disse estar 100% para o GP do Brasil.
"Não foi nada demais. Só senti uma indisposição e resolvi fazer os exames. Está tudo bem".
Portanto ele estará muito bem preparado para a histórica corrida que começará às 14h deste dia 21 de outubro. Lewis Hamilton é o grande favorito ao título, com chances de vencer a corrida se conseguir acompanhar o ritmo de Felipe Massa na parte inicial da prova, pois o brasileiro deve parar um pouco antes.
Alonso provavelmente reabastece depois dos rivais e, assim como Raikkonen, terá de apostar na sorte para bater Lewis Hamilton na briga pela taça de campeão.
Interlagos assume agora o trono anteriormente ocupado pelo circuito japonês de Suzuka, pois já é a terceira vez seguida que o GP do Brasil tem a honra de definir o campeonato. Nas outras duas oportunidades deu Alonso, favorito em ambas as ocasiões, mas o atual homem a ser batido chama-se Lewis Hamilton. O novo asfalto do autódromo José Carlos Pace será o palco da corrida mais esperada do ano, que tem tudo para ser um grande espetáculo, com três pilotos brigando pelo troféu mais cobiçado da categoria.
Ai ai ai ai ai, está chegando a hora...

2 comentários:

Rogério Magalhães disse...

A verdade é que foi um bom treino, o Massa tirou coelho da cartola, o Kimi achei que foi um pouco mais atrapalhado pelo Hamilton do que pelo Alonso, aquela lentidão no pinheirinho assustou mais do que a escapada na saída da reta oposta... mas o Hamilton também mandou bem na pista...

Bola fora mesmo só da Globo e as "galvanadas" (para te ajudar, se você já não pescou isso)... primeiro falando freneticamente antes do Q2 que aquela era a hora de saber quem brigaria pela pole, porque no Q3 os caras correm já com gasosa da corrida e tal e não melhoram tempo... Massa melhorou, Hamilton acho que também... por falar no inglês, bem nessa hora que o Massa fechou a volta da pole, o Hamilton vinha voando, o Galvão solta um "o Hamilton já desistiu" e isso sendo que aparecia apenas dois décimos acima na segunda parcial, o moleque vinha voando, tanto não desistiu que bateu o "Manguaça Man" pelo segundo lugar... desistindo, Galvão? Por fim, o GB tava quase tendo uma síncope com a história da tal volta a mais do Felipe Massa, que tinha que apurar e tal, preocupante... no fim, acho que foi isso mesmo, ainda tinha um naquinho de tempo antes do término, então era como uma volta de quali a mais...

Essa transmissão global promete para amanhã... e vai ser um corridão, a pista está ótima! Putz, não vejo a hora de baixar lá daqui duas semanas para ver a Superclassic...

Anônimo disse...

Massa Ganha.
Hamilton é campeão e Kimi pesca o vice.