terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novos aliados

Depois de toda a polêmica no início do ano, com a Spyker acusando a Toro Rosso e a Super Aguri de não terem construído seus próprios bólitos, a FIA resolveu mudar as regras para 2008, liberando a comercialização de chassis entre as escuderias, escancarando de vez a separação de boa parte do grid em equipe A e equipe B.
"Se o regulamento de 2008 permitir, já temos um acordo comercial entre as duas equipes. A Prodrive terá mais tempo para se estruturar quando a FIA definir as regras, mas estamos prontos para colaborar", afirmou Ron Dennis, mostrando que está à espera de mais esclarecimentos da Federação Internacional para fechar o acordo com a Prodrive, que usará motor Mercedes e o mesmo chassis da McLaren na próxima temporada, o que faz dela uma filial do time prateado.
Na verdade, a relação entre as equipe de Dennis e Richards ultrapassa os limites técnicos e chega a envolver os pilotos. Gary Paffet, Bruno Spengler - que competem na DTM pela Mercedes - e Pedro de la Rosa - atual reserva da McLaren - são os mais cotados para compor a dupla titular da Prodrive. Eu já explicitei aqui as minhas dúvidas quanto à escolha do Pedro e reafirmo minha opinião: como piloto de testes, o espanhol é excepcional; como piloto titular, um verdadeiro desastre de tão lento. Não me parece uma escolha acertada colocá-lo para correr novamente.
Enquanto isso, vai-se formando uma nova parceria. De acordo com o site Grandprix, a Ferrari estaria negociando, junto com o empresário Tony Teixeira, a compra da Scuderia Toro Rosso, que passaria a ser o seu time B, recebendo os motores de Maranello. Os pilotos, nesse caso, não estão envolvidos na troca, mesmo porque a dupla - e que dupla! - da STR já está definida para o ano que vem: Sebastian Vettel e Sebastien Bordais.
Também já se falou sobre um acordo envolvendo Renault e Red Bull nos moldes matriz-filial para a temporada seguinte, porém as especulações em torno do caso declinaram com o tempo, o que não significa que não possa ocorrer, vale lembrar que a escuderia energética recebe atualmente os motores da equipe francesa e esse laço pode ser reforçado muito em breve.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vejo prós e contra nesta decisão e no fundo ainda não sei se isto será bom ou ruim para a categoria...
O que pensa você?

Rogério Magalhães disse...

Isso me parece a oficialização de algo extra-oficial que já ocorria com ares de oficial... em suma, se não pode com eles, libera de uma vez e vamos em frente... basicamente é isso... só deveriam então mudar o nome do campeonato de construtores para de equipes e tudo certo...

Rogério Magalhães disse...

E tem mais: no site Grande Prêmio, tá rolando uma história espanhola de que a McLaren ficaria só com os alemães da Mercedes, tendo Alonso e De La Rosa como pilotos, e a Prodrive teria Ron Dennis junto com o Richards, tendo Hamilton como piloto e mais algum outro piloto... mais uma para o festival de especulações da F1...

Felipe Maciel disse...

Thiago, como você disse, há prós e contras mas acho que as vantagens pesam mais. A relação vai ser boa para a equipe A e também para a equipe B, caso contrário eles não assinariam o acordo. Podemos esperar um nível mais alto de competitividade no meio do grid, a Toro Rosso esboçaria uma ascenção ao grupo intermediário, por exemplo.

Claro, há aquele risco de o time A emitir ordens ao B, mas não é algo que acontece com tanta frequência, por isso considero que a parte boa pesa mais que a ruim.

Rogério, o que houve com o seu blog? Dá uma explicação sobre o que aconteceu aí, rapaz...

Abraço a todos

Anônimo disse...

Muitos rumores, mas quando saberemos oficialmente ?

Anônimo disse...

Felipe, isso não permitiria um equilíbrio maior e mais disputa na pista?

Felipe Maciel disse...

Perfeitamente, Marcus, é o que se espera.

Abs