quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Calendário adentro

Durante anos, a sede do GP da Inglaterra esteve sob a ameça de Bernie Ecclestone, o manda-chuva da F-1, que sempre exigiu modenizações no circuito mas nunca era atendido.
Por diversas vezes Silverstone foi alvo de boatos que indicavam sua retirada do calendário, o que acabou irritando alguns pilotos britânicos, a exemplo de David Coulthard e Anthony Davidson. No meado do ano, os dois inconformados resolveram descontar a raiva sobre Interlagos, esculhambando a etapa brasileira.
"Nós vamos a lugares como o Canadá e o Brasil, que são umas m... No entanto, corremos nesses lugares", reclamou Coulthard.
"Existem muitos circuitos piores. O do Brasil é terrível. O traçado não é bom, cheio de ondulações, o asfalto é uma porcaria. Os banheiros são uma porcaria, o paddock também é uma porcaria. E quando você deixa o autódromo, sente medo de perder sua vida. Tenho medo daquele lugar ", disparou Davidson.
Mas parece que a chegada de Lewis Hamilton na categoria fez muito bem à Silverstone, os pilotos ingleses não precisarão mais se exaltar dessa maneira. Finalmente os responsáveis pela tradicional pista britânica se empolgaram com idéia e anunciaram que estão engajados na tão reivindicada modernização para atender as exigências de Bernie Ecclestone.
As medidas a serem adotadas não devem modificar o traçado. Estuda-se alterar o complexo do paddock, além de mover a área dos boxes. Dois hotéis serão construídos, bem como uma sala de conferência, um centro de exibição, dentre outras inovações.
Pois fizeram muito bem. Sabemos que não se pode brincar com o presidente da FOM, sobretudo numa época em que ele expande sua onda imperialista rumo à Ásia, conquistando novos territórios e virando suas costas para a tradição da Fórmula 1. Ao menos Silverstone vai consolidando sua permanência no calendário dos próximos anos, assim como o Brasil, que já se garantiu também.
Falando nos novos horizontes asiáticos, o GP de Cingapura - ou Singapura, para os portugueses que nos lêem - se prepara para receber o circo no dia 28 de setembro de 2008, contratando uma companhia italiana que implantará o sistema de iluminação em todo o circuito. A primeira prova noturna da F-1 deve contar com 1500 refletores, mais 24 poderosos geradores para evitar um apagão no meio da corrida.
"Cada gerador pode gerar potência para a prova inteira no caso de termos problemas", explicou o especialista Valerio Maioli, chefe da empresa.
Devo confessar que a mim não agrada nem um pouco essa coisa de realizar corridas à noite, mesmo com a vantagem de poder acompanhar ao vivo pela manhã, à luz do dia. Ainda assim, prefiro acordar de madrugada e assitir à uma prova com luz natural, como sempre foi, mas é evidente que sou minoria e o Bernie não dá a mínima. Ele só quer ganhar a Ásia e embolsar a grana mais absurda que se possa imaginar, e é claro que vai conseguir. Pra variar...

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe qual o problema dos ingleses? É que eles só tem um dia de sol por ano, e muitas vezes (na grande maioria delas, este dia cai na terça ou quarta feira. o que impede os branquelos britânicos de pegarem um solzinho ou ver uma f1 decente. Eu mandaria todos eles pro blig do gomes!

Blog F1 Grand Prix disse...

Ao lado de Spa, Monza, Mônaco e Interlagos, Silverstone é uma das últimas remanescentes da "velha guarda" da Fórmula 1. A categoria tem que prezar um pouco pela sua tradição, de vez em quando. Para mim, essas pistas todas que eu citei nunca deveriam sair do calendário...

Aliás, Cingapura à noite: que ótima notícia! Tomara que também seja assim na Malásia, na China, na Austrália...

Grande abraço!

Gustavo

Rogério Magalhães disse...

Acho que o problema maior da F-1 é achar saída para resolver a insipidez das corridas, na maioria delas sem qualquer emoção com ultrapassagens e tal... correr à noite acho bacana, quebra um pouco, dá outra nuance... não vejo problema em corrida noturna... problema é carro que não passa se não tiver uma forcinha da natureza (como aguaceiro, por exemplo)...

Aliás, uma reforma boa para Silverstone seria no acesso ao autódromo, ajudaria bastante...