sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Fechando as portas

Ao que tudo indica, o modo de trabalho japonês definitivamente não condiz com uma competição no estilo da Fórmula 1. Neste ano, a Toyota celebrou seus 60 anos assumindo o posto de líder mundial no setor automobilístico, passando a frente da GM em número de produção e vendas.
Não é por acaso que apresenta um invejável orçamento em sua participação na categoria máxima, mas os poderosos dirigentes não parecem nem um pouco contentes quando observam o chamado RSI (retorno sobre investimento) no final de cada mês.
Desde que estreou, em 2002, a montadora nunca apresentou um desempenho compatível com o capital aplicado na F-1 e pode ser que a Toyota Motor Corporation não esteja mais disposta a dar prosseguimento a este trabalho. Começou com a fraca dupla Salo-McNish, até avançar para Trulli-Ralf, e conseguir esboçar um crescimento em 2005, quando cada piloto conquistou uma pole position e ambos subiram ao pódio. Daí em diante, o desempenho declinou, de forma semelhante ao da rival japonesa Honda após o ano de 2004.
Agora surgem boatos de que a Toyota está se preparando para fechar suas portas, caso não conquiste pódios na temporada de 2008.
Segundo o site Automoto365.com, a empresa manteria o suporte dado à Williams através do fornecimento de seus motores. Também é interessante observar que o Pacto de Concórdia ainda não foi assinado devido ao caso Prodrive, com as divergências quanto ao significado prático da palavra construtor. Diante do impasse, o acordo pode ser renovado por mais um ano, e ao final de 2008 não haveria qualquer vínculo contratual que impediria a retirada da equipe Toyota da categoria.
Caberá, agora, aos pilotos Jarno Trulli e - provavelmente - Timo Glock brigarem pela permanência da escuderia após a próxima temporada e trazerem para o time, em um ano, aquilo que não conseguiram em seis: aquela coisa estranhamente difícil que chamam de resultado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será mais um boato de fim de temporada ???

Blog F1 Grand Prix disse...

Acho extremamente improvável que a Toyota desista nessa altura. Eu ficaria bastante surpreso...

Grande abraço!

Gustavo

Anônimo disse...

Se contarmos que a equipe mais gasta que dá lucro , é provavel que feche mesmo. Afinald quem cuida dos negocios não primam pela esportividade e sim pelos lucros.
Seria ruim ver a toyota fora, é muito simpática.

Carlos Garcia disse...

A Toyota sempre foi uma empresa que muito me encantou, junto com a completíssima Yamaha e seus execlentes carros e instrumentos musicais.

Assim como nosso amigo Gustavo eu não acredito que a montadora, que como equipe de Fórmula-1 não é isso tudo, deixe o mundial de Fórmula-1 à essa altura.

Sempre vale um joguinho de cena para que se mude algo, seja tecnicamente ou financeiramente no que diz respeito à organização do mundial.

E outra... vale lembrar que a posição não é oficial da montadora!!!